NOTÍCIAS

O que é síndrome do ovário policístico?

A síndrome do ovário policístico é uma condição na qual os ovários, e em alguns casos as glândulas adrenais, produzem mais andrógenos (tipo de hormônios) do que o normal. Altos níveis desses hormônios interferem com o desenvolvimento e liberação dos ovos como parte da ovulação.

Como resultado, sacos cheios de fluídos, ou cistos, podem desenvolver nos ovários. Uma vez que mulheres com síndrome do ovário policístico não liberam ovos durante a ovulação, ela é uma das causas mais comuns de infertilidade feminina.
Sintomas da síndrome do ovário policístico:
Adicionalmente à infertilidade, mulheres com síndrome do ovário policístico também podem ter:

- Dor pélvica

- Hirsutismo, ou excesso de pelos na face, peito, abdômen e dedos

- Calvície de padrão masculino ou cabelos ralos.
Acne, pele oleosa ou caspa

Mulheres obesas têm maior probabilidade de ter síndrome do ovário policístico. Embora seja difícil para mulheres com síndrome do ovário policístico engravidarem, algumas conseguem naturalmente ou usando tecnologia para auxiliar a reprodução. Mulheres com síndrome do ovário policístico têm maior probabilidade de sofrer aborto se engravidarem.
Mulheres com síndrome do ovário policístico também têm maior risco de condições associadas como:

- Diabetes

- Síndrome metabólica

- Doença cardiovascular

Para diagnóstico da síndrome do ovário policístico o doutor usará o histórico médico e fará exame da pélvis para procurar por cistos nos ovários. O médico também pode fazer ultra-som na vagina e recomendar teste de sangue para medir os níveis de hormônios. Outros testes podem incluir medição dos níveis de insulina, glicose, colesterol e triglicerídeos.
Não há cura para a síndrome do ovário policístico, porém os sintomas podem geralmente ser controlados.

É importante ter a síndrome do ovário policístico diagnosticada e tratada cedo para ajudar a prevenir os problemas associados. Há medicamentos que podem ajudar a controlar a síndrome do ovário policístico, como pílula anticoncepcional para regular a menstruação, reduzir os níveis de androgênios e livrar da acne. Outros medicamentos podem reduzir problemas cosméticos, como crescimento de pelos, e controlar a pressão e colesterol.

Mudanças de estilo de vida, como a prática regular de exercícios físicos, podem ajudar na perda de peso, reduzir dos níveis de glicose e regular os níveis de insulina mais eficientemente. A perda de peso pode ajudar a amenizar muitos dos problemas de saúde associados à síndrome do ovário policístico e melhorar os sintomas. Cirurgia pode ser uma opção, mas não é recomendada como primeiro curso de tratamento.

Fonte: www.copacabanarunners.net/sindrome-ovario-policistico.html


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta