NOTÍCIAS

Disfunções das Glândulas Supra-Renais

As glândulas supra-renais (ou adrenais) têm este nome devido ao fato de se situarem sobre os rins, apesar de terem pouca relação com estes em termos de função. As supra-renais são glândulas vitais para o ser humano, já que possuem funções muito importantes, como regular o metabolismo do sódio, do potássio e da água, regular o metabolismo dos carbohidratos e regular as reações do corpo humano ao stress.

Existem doenças que se caracterizam pelo excesso de produção dos hormônios das supra-renais; as principais são a síndrome de Cushing e o feocromocitoma

A Síndrome de Cushing se caracteriza por deposição de gordura no abdome, fraqueza muscular, estrias avermelhadas, aumento de pêlos, surgimento espontâneo de hematomas, aumento de gordura na face e no pescoço. O quadro clínico é semelhante ao provocado pelo uso constante de medicamentos à base de corticóides.

O Feocromocitoma é uma doença na qual ocorrem crises de hipertensão arterial podendo ou não se acompnhar de dor de cabeça, sudorese e palpitações. Qualquer paciente jovem que apresente hipertensão arterial merece uma investigação médica visando excluir a possibilidade de feocromocitoma.

Além das doenças acima (que se caracterizam por excesso de hormônios das supra-renais) existe uma outra que se caracteriza pela falta dos hormônios das supra-renais. É a doença de Addison, que se caracteriza por fraqueza, perda de peso, dores abdominais discretas e escurecimento de algumas áreas da pele e das mucosas.

Convém ressaltar que as disfunções das glândulas supra-renais são pouco comuns, porém na presença de qualquer um dos sintomas listados acima convém comunicar ao seu médico.




- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta