NOTÍCIAS

Saiba mais sobre a Hipófise e a Prolactina

A hipófise é uma pequena glândula situada na base do cérebro, sendo comandada por este através de uma região denominada hipotálamo.

A hipófise é considerada por muitos como a "glândula mãe", devido ao fato dela comandar quase todas as outras glândulas, regulando-as através de seus inúmeros hormônios.

Ela secreta o hormônio de crescimento, a prolactina, os hormônios reguladores da tireóide, das supra-renais e das gônadas. Além disso ela ainda regula o metabolismo da água e as contrações uterinas durante o parto.

Como doenças que acometem a hipófise, poderíamos citar alguns tipos de nanismo, o gigantismo, acromegalia (aumento de extremidades em adultos), o diabetes insipidus (doença em que o paciente urina e bebe muitos litros de água por dia), e muitas outras.

Felizmente os tumores que acometem a hipófise não são freqüentes no dia-a-dia.
A Prolactina é um hormônio produzido na hipófise que tem funções ligadas à lactação.

Quando ele é produzido em excesso gera uma desregulação hormonal que leva a alterações menstruais e infertilidade, podendo ainda manifestar galactorréia, que é a saída de líquido leitoso ou opaco pelas mamas durante o exame destas.

Portanto observe o ritmo de suas menstruações e esporadicamente faça um auto-exame das mamas à procura de nódulos e observando se ao apertá-los sai alguma secreção.

Algumas pacientes são portadoras de um microadenoma hipofisário produtor de prolactina (quase sempre com níveis de prolactina acima de 100).

A boa notícia é que os prolactinomas (tumores produtores de prolactina) normalmente não são cirúrgicos e, ao contrário da maioria dos tumores, costumam regredir de tamanho ou até mesmo desaparecer apenas com o uso de medicações.

A secreção láctea que às vezes sai das mamas (galactorréia) não indica que a doença seja mais ou menos grave.

O importante é que o médico faça um estudo de imagem da hipófise e adjacências e estabeleça uma terapêutica medicamentosa adequada. As pacientes com hiperprolactinemia bem controlada voltam a ovular e podem até engravidar e ter uma gestação plenamente normal.




- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta