NOTÍCIAS

Você sabe o que é Síndrome Metabólica?

Esta semana vamos falar de um assunto muito intrigante: a Síndrome Metabólica. Afinal, você sabe o que ela é?

É uma doença? Bem, na verdade você precisa pensar na Síndrome Metabólica como um conjunto de condições que unidas umas às outras vão levar ao aumento de risco de problemas cardíacos, acidentes vasculares cerebrais ou de diabetes no futuro.

Como assim? Ela é a união de alteração na glicose, problemas de colesterol, pressão alta e cintura abdominal aumentada. Todas essas alterações de saúde isoladamente vão determinar um certo risco, mas juntas, determinam um risco maior.

E como saber se você tem síndrome metabólica? As Sociedades Médicas organizaram algumas listas, para facilitar diferenciar os pacientes com e sem a Síndrome. A IDF – Federação Internacional de Diabetes – define a Síndrome Metabólica como a presença de obesidade central mais 2 critérios dentre 4 possíveis:
(1) nível de triglicérides elevados, 
(2) HDL abaixo de 40 mg/dL, 
(3) pressão sistólica acima de 130 mmHg ou diastólica acima de 85 mmHg ou ainda pressão alta em tratamento e, finalmente,
(4) glicemia de jejum maior ou igual a 100 mg/dL ou diagnóstico prévio de Diabetes.

Para saber se você tem Síndrome Metabólica, não deixe de consultar seu médico, o diagnóstico é feito durante o exame clínico e coletando exames de sangue.

Eu tenho Síndrome metabólica: e agora?
Pelo fato dela estar associada a maior número de eventos cardiovasculares é importante o tratamento dos componentes da Síndrome. É fundamental que seja adotado um estilo de vida saudável, evitando fumo, realizando atividades físicas e perdendo peso. Em alguns casos o uso de medicação se faz fundamental. Um endocrinologista pode avaliar e orientar seu caso especificamente.

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta