NOTÍCIAS

Tireoide interfere no aumento do abdômen?

Será que a tireoide altera nosso peso ou leva à formação de barriga?

Bem, a explicação não é tão simples quanto um “sim” ou “não”. A tireoide produz os hormônios T4 e T3 que são reguladores do nosso metabolismo, ou seja da velocidade que nosso corpo funciona. Pois bem, quanto mais T4 ou T3 ou ambos, mais rápido o metabolismo irá ficar (hipertireoidismo) e de forma oposta, quanto menos T4 ou T3 ou ambos... mais lento o metabolismo tenderá a ser (hipotireoidismo).

A velocidade que nosso metabolismo funciona é medida pelo cálculo da taxa metabólica basal. A taxa pode ser calculada através de fórmulas ou medida através dos aparelhos de calorimetria. Sabemos por diversos estudos que no hipertireoidismo a taxa metabólica basal tende a estar elevada, e no hipo, mais lenta.

Pois bem, peso é resultado das calorias que ingerimos menos as calorias que gastamos, se o corpo está com o metabolismo acelerado, teremos maior gasto, se está com o metabolismo mais lento, menor gasto. Logo, se uma pessoa está com hipotireoidismo ela fica com menor gasto e consequentemente e obrigatoriamente ganha peso? Não, não é simples assim.
O metabolismo também é regulado pela quantidade de músculos que temos, pelas horas de atividade física ao longo do dia...

Então, mesmo que a pessoa esteja com hipotireoidismo, tendendo a ter o metabolismo mais lento, se ela comer a quantidade correta e gastar exatamente esta quantidade, ela não irá ganhar peso.

No entanto, se a pessoa for sedentária e ou estiver se alimentando com alimentos calóricos ricos em açúcares ou gordura saturada, o hipotireoidismo junto com tudo isso vai ajudar sim a ganhar peso, com tendência de acúmulo na região abdominal. Isso não especificamente pelo hipotireoidismo levando a formação da barriguinha, mas sim como um conjunto de fatores agindo no organismo e com o hipotireoidismo contribuindo.

Fonte: https://www.facebook.com/endocrinologiaemdia/photos/a.380942062034601.1073741828.375819739


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta