NOTÍCIAS

Dormir: fonte de juventude para seu cérebro

Com o passar dos anos é uma tendência, ocorre uma redução da necessidade de horas de sono. No entanto, é essencial uma certa quantidade de sono contínuo para que possamos atingir fases mais profundas do sono. Essas fases – como a fase REM, dos movimentos rápidos oculares – são responsáveis pela consolidação da memória.

E o que nos adolescente é tão natural – aquele sono de mais de 12 horas por noite – nos idosos pode fazer falta, pois dormir cerca de 5 horas e ainda ter as noites interrompidas por idas ao banheiro ou preocupações pode piorar o funcionamento cerebral. Uma pesquisa da Universidade de Berkeley, na Califórnia, se foca justamente nisso: no sono profundo como fonte da juventude em idosos. Mas, se pensarmos, essa lição também serve para todas as faixas etárias.
E se dormir bem é essencial para o bom funcionamento cerebral.. que tal algumas dicas?

1) Evite cafeína, nicotina e álcool antes de deitar. Apesar de aparentemente a sensação de relaxamento surgir depois de fazer uso destas substâncias, sabemos que a qualidade do sono é melhor quando as evitamos.

2) Cuide o que você come: proteínas magras, legumes e verduras
oferecem energia equilibrada e fornecem antioxidantes que lutam e protegem contra a fadiga.

3) Exercite-se: exercícios liberam endorfinas, que melhoram as dores nas articulações e musculares.

4) Relaxe antes de deitar: um banho quente, uma música suave... parece simples mas estas medidas ajudam muito a ter um sono revigorante. Evite televisão, vídeo game ou atividades estimulantes.

Fonte: https://goo.gl/AqYKi5


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta