NOTÍCIAS

Diabetes e a saúde mental

Geralmente a primeira reação diante do diagnóstico de uma doença crônica é de choque, seguido de descrença.
É comum negarmos a realidade que nos ameaça. Agimos como se a doença não existisse ou minimizamos a sua gravidade, adiando as providências e os cuidados necessários.

A negação diante do diagnóstico pode fazer com que a pessoa se recuse a tomar as primeiras medidas para gerenciar a doença. Reconhecer que o diabetes terá um papel importante na sua vida é um passo fundamental para aceitar essa condição e viver de forma saudável com ela.

Como saber se estou negando?

- Essa ferida vai se curar sozinha
- Ah, depois eu vou ao médico
- Não tenho tempo para isso agora
- Diabetes é uma doença boba, é só tomar uns remédios.

Identificou-se com essas frases?
Pois você pode estar sabotando o cuidado consigo mesmo:

- Deixando de fazer os testes de glicemia regularmente, acreditando que já sabe como está sua taxa só pela forma como está se sentindo;
- Ignorando seu planejamento de alimentação;
- Esquecendo dos pés, que devem ser verificados regularmente. Você esquece, ou acha que toma muito tempo. Só que essa é a melhor maneira de evitar as complicações nos pés, membros essenciais para sua autonomia. Essa regra vale para os dois tipos de diabetes;
- Fumando. “Afinal, são só umas poucas tragadas, isso me ajuda a comer menos... “ Esse raciocínio é um engano! Tabaco e diabetes são uma dupla muito perigosa, que pode levar à morte muito antes da hora.

Para sair dessa situação:

Faça um plano, com metas claras e realistas
Peça ajuda
Envolva sua família e seus amigos mais próximos – existem várias histórias de sucesso em que o cônjuge, os pais, os irmãos e os amigos passaram a ter uma vida muito mais saudável quando começaram a compreender como poderiam ajudar quem tem diabetes!

Fonte: http://www.diabetes.org.br/publico/vivendo-com-diabetes/saude-mental


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta