NOTÍCIAS

Alimentos hormonais

Está é uma das novidades no estudo do papel dos alimentos no organismo e vem sendo bastante explorada nos últimos anos.

Sabemos há muito tempo que a dieta influencia o risco de diversas doenças: excesso de calorias levando ao ganho de peso aumenta o risco de Diabetes, por exemplo. Porém agora a ideia é um pouco mais profunda: pode apenas um simples nutriente modificar o comportamento de todo o organismo? Bem, pelas pesquisas, pode sim. Pesquisadores se debruçaram sobre o aminoácido leucina, presente em carnes, ovos, peixes, laticínios, grãos como lentilha e feijão branco.

O que foi visto é que a leucina regula uma enzima chamada de mTOR, muito importante na síntese proteica e no crescimento celular. Se você expõe a célula à quantidades grandes de leucina, você pode estimular a síntese proteica mais que outros aminoácidos, além disso, demonstrou-se a capacidade de redução da resistência insulínica e melhora da esteatose.

Outra linha de pesquisa avaliou que o Omega 3 também tem efeito contra síndrome metabólica e obesidade. Os ácidos graxos Ômega 3 ativam o receptor de superfície GPR 120, que está no tecido adiposo e músculo. Dessa forma observou-se redução na inflamação, e controle de glicose em ratos.

É importante destacar que as pesquisas ainda estão no começo, porém a possibilidade de alterar de forma mais personalizada em nível de micronutrientes uma dieta, poderá ser uma forma de agir focando no alvo de diversos problemas.

Quer saber mais? 
https://dash.harvard.edu/bitstream/handle/1/8482890/3120846.pdf?sequence=1

Fonte: https://www.facebook.com/endocrinologiaemdia/


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta