NOTÍCIAS

Dor nos ossos? Fraqueza? Gripes? Conheça os sintomas da falta de vitamina D

A falta de vitamina D pode prejudicar o funcionamento do sistema musculoesquelético e causar dores e fadiga

Com a chegada dos meses mais frios do ano, é comum aumentar a preocupação das pessoas com a vitamina D. Afinal, grande parte da substância presente em nosso organismo é produzida quando a pele fica exposta ao sol - a vitamina D é um hormônio esteroide e também um nutriente encontrado em alimentos como salmão, leite, ovo, carne.  

A função mais conhecida da vitamina D no organismo é estimular a absorção no intestino de fósforo e cálcio, minerais fundamentais para a saúde dos ossos, tendões e músculos. Entretanto, seus benefícios vão além do sistema musculoesquelético. Há receptores de vitamina D em quase todas as células do corpo e ela também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e até de alguns tipos de câncer.

A seguir, mostramos quatro sinais de que o nível de vitamina D no seu corpo está baixo -problema que afeta aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo. Se tiver um desses sintomas, procure um médico para saber o que realmente está acontecendo e, se necessário, qual a maneira mais adequada de aumentar o nível da substância no seu organismo.

1 - Dor óssea 

Na deficiência de vitamina D, o nível do paratormônio - hormônio produzido nas glândulas paratireoides - pode ficar alterado, aumentando a retirada de cálcio do tecido ósseo para a corrente sanguínea. Esse processo vai reduzindo a reserva do mineral no esqueleto até que se estabeleça o diagnóstico de osteopenia e, posteriormente, osteoporose. A condição também pode causar um defeito de mineralização nos ossos, resultando em raquitismo ou osteomalacia - amolecimento ósseo, que pode levar dor, deformidades e fraturas.

2 - Fadiga e fraqueza muscular 

Com o baixo nível de vitamina D no organismo, há uma diminuição da absorção de cálcio, mineral essencial no processo de contração dos músculos. Isso pode prejudicar o trabalho muscular, gerando tanto sensação de cansaço excessivo quanto falta de força para sustentar bem a estrutura óssea do corpo. O problema pode gerar dor ao se movimentar e até resultar em quedas - principalmente em idosos.

3 - Infecções respiratórias 

Sofrer constantemente com gripes e resfriados indica que o sistema imunológico não está bem. E a vitamina D exerce um papel importante para tornar nossas células de defesa mais eficientes. A substância age nos linfócitos B e T, aumentando a diferenciação em macrófagos, além de elevar a produção de anticorpos e de citocinas anti-inflamatórias.

Fontes: Marise Castro, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo; Christian Kelly Ponzo, nutróloga e gastroenterologista do Hospital Universitário Cassiano Antonio . Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo; Sandra Fernandes, professora do Curso Nacional de Nutrologia da Associação Brasileira de Nutrologia; e Patrick Rocha, médico clínico geral e presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas.

Fonte: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/06/08/dor-nos-ossos-fraqueza-muscular-cansaco-pode-ser-falta-de-vitamina-d.htm


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta