NOTÍCIAS

O que é o colesterol LDL? E o HDL?

Um é chamado de colesterol ruim e o outro, de bom. Mas o que eles fazem nas artérias e qual sua importância para a saúde cardiovascular?

LDL, o “colesterol ruim”

Em inglês, a sigla LDL vem de low density lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade. E, a bem da verdade, essa molécula não é um colesterol.

O que ela faz é carregar as partículas de colesterol do fígado e de outros locais para as artérias. Ou seja, se anda em excesso na circulação, ela provoca um acúmulo nos vasos que pode, com o tempo, entupi-los ou formar trombos. Esse é o estopim para o infarto e o acidente vascular cerebral.

As taxas ideais de LDL variam de pessoa para pessoa, segundo a diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Quem tem maior risco de sofrer um ataque cardíaco deve mirar níveis especialmente baixos dessa molécula. Mudanças no estilo de vida e remédios entram em cena para controlá-los.

HDL, o “colesterol bom”

Já o termo HDL vem de high density lipoprotein, ou lipoproteína de alta densidade, em português. E essa molécula tem uma ação contrária à do LDL.

Como um faxineiro, o HDL remove o colesterol das artérias e os leva de volta para o fígado, impedindo seu acúmulo. Daí porque é desejável mantê-lo em alta.

Hoje em dia, pede-se para as pessoas almejaram uma taxa acima de 40 mg/dl. Acontece que os estudos com drogas que elevam esses índices não mostraram grandes benefícios para o coração.

Assim, o que se preconiza hoje em dia é aumentar a concentração de HDL principalmente com atividade física.

Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-o-colesterol-ldl-e-o-hdl/


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta