NOTÍCIAS

Principais tipos de insulina e como aplicar

A insulina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo para controlar os níveis de glicose no sangue, mas quando não se produz quantidade suficiente para esta função, como ocorre no diabetes, é necessário utilizar medicamentos com insulina sintética.

Existem vários tipos de insulina sintética, como insulinas regular, NPH, Lispro, Glargina ou Detemir, por exemplo, que imitam a ação do hormônio natural do corpo a cada momento do dia, e são aplicadas através de injeções diárias na pele com seringas, canetas ou pequenas bombas especializadas.

Assim, a insulina ajuda a normalizar os valores de glicemia, detectadas pelo exame de sangue, e a permitir que o diabético mantenha uma vida saudável e evite as complicações do diabetes, como retinopatia, insuficiência renal e infarto, por exemplo.

No entanto, seu uso só deve ser iniciado por indicação do clínico geral ou endocrinologista, pois o tipo de insulina e suas quantidades variam de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Principais tipos de insulina

Os tipos de insulina se diferenciam de acordo com o tempo de ação e o momento em que devem ser aplicados, incluindo:

1. Insulina Detemir, Deglutega ou Glargina
Estas são insulinas de ação lenta ou prolongada, que têm duração de um dia inteiro, e por isso a quantidade no sangue mantém-se constante, para imitar a insulina basal e mínima ao longo do dia. Os principais tipos são o Detemir (Levemir), Deglutega (Tresiba), que duram mais de 24 horas ou a Glargina (Lantus), que chega a durar mais de 30 horas.

Atualmente existem as insulinas ultralongas, que chegam a agir por 2 dias, o que pode diminuir o número de picadas e melhora qualidade de vida do diabético.

2. Insulina NPH, Lenta ou NPL
Este tipo de insulina é considerada de ação intermediária e age durante cerca de metade do dia, entre 12 a 24 horas, e os principais tipos são NPH (Novolin N, Humulin N, Insulatard), Lenta (Humulin L, Novolin L) e NPL (Humalog Mix).

Ela também pode imitar o efeito basal da insulina, sendo aplicadas de 1 a 3 vezes por dia, dependendo da quantidade necessária para cada pessoa, e da orientação pelo médico.

3. Insulina Regular
Também conhecida por insulina de ação rápida ou regular (Novorapid, Humulin R ou Novolin R), é uma insulina que deve ser aplicada cerca de 30 minutos antes das principais refeições, geralmente 3 vezes ao dia, e que ajuda a manter os níveis de glicose estáveis após a ingestão de alimentos.

4. Insulina Lispro, Aspart ou Glulisina
É um tipo de insulina é a insulina de ação ultra-rápida, que tem o efeito mais imediato, e deve ser aplicada imediatamente antes de comer ou, em alguns casos, logo após comer, imitando a ação da insulina que é produzida quando comemos para evitar que os níveis de açúcar no sangue fiquem altos.

As principais são a Lispro (Humalog), Aspart (Novorapid Flexpen) ou Glulisina (Apidra).

Alguns diabéticos podem necessitar de preparados de insulina de ação rápida, ultra-rápida e de ação intermédia, chamados de insulina pré-misturada, como Humulin 70/30 ou Humalog Mix, por exemplo, para controlar a doença e, normalmente, é usada para facilitar o seu uso e diminuir o número de picadas, principalmente por pessoas idosas ou com dificuldade para preparar a insulina devido a problemas motores ou de visão.

Além das injeções de insulina aplicadas com caneta especializada ou seringa, também se pode usar a bomba de insulina, que é um aparelho eletrônico que fica ligado ao corpo e libera insulina durante 24 horas, e permite que haja um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue e do diabetes, podendo ser utilizada para indivíduos de todas as idades, geralmente, no diabetes tipo 1. Saiba mais sobre como usar e onde encontrar a bomba de insulina.

Como aplicar a insulina

Para que qualquer tipo de tipo de insulina faça efeito é fundamental aplicá-la corretamente e, para isso é necessário:

- Fazer uma pequena prega na pele, antes de aplicar a injeção, para que ela seja absorvida na região subcutânea;
- Introduzir a agulha perpendicularmente à pele e aplicar a medicação;
- Variar os locais das injeções, entre braço, coxa e barriga e mesmo nesses locais é importante rodar, para evitar hematomas e lipohipertrofia. 
- Além disso, é importante conservar a insulina, mantendo-a no frigorifico enquanto não for aberta e depois da embalagem estar aberta deve se manter protegida do sol e do calor e não deve ser utilizada por mais de 1 mês. 

Fonte: https://www.tuasaude.com/tipos-de-insulina/


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta