NOTÍCIAS

Distúrbios hormonais: 7 doenças relacionada às glândulas endócrinas

O corpo humano possui diversas substâncias responsáveis por regular o funcionamento normal das atividades orgânicas. Entre elas, destacam-se os hormônios, que são produzidos nas glândulas endócrinas. Uma vez que eles não são produzidos corretamente, é natural que o corpo fique suscetível a doenças, diante da presença de distúrbios hormonais.

A endocrinologia é a área da medicina responsável por estudar e diagnosticar os distúrbios hormonais. As doenças relacionadas ao sistema endócrino dependem de questões como o tipo de hormônio desregulado e a quantidade afetada.

Separamos uma lista com algumas dessas enfermidades, demonstrando como os distúrbios hormonais podem ser prejudiciais à saúde. Acompanhe a seguir!

1 – Diabetes
A diabetes é uma das doenças causadas por distúrbios hormonais mais conhecidas. Ela é causada pelo excesso de açúcar no sangue, o que é efeito da baixa produção de insulina no organismo. A insulina é o hormônio responsável por sintetizar o carboidrato do açúcar, quebrando as moléculas.

A baixa produção de insulina pode ser causada por vários fatores, sendo os mais comuns a genética e os hábitos alimentares.

2 – Alterações da tireoide
A tireoide é um importante produtor de hormônios, então qualquer alteração nesse órgão deverá causar distúrbios hormonais. São bastante conhecidos o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.

O primeiro é causado pela produção em excesso de hormônios tireoidianos, que aumentam no fluxo sanguíneo e causam problemas de saúde. Já o segundo segue a linha contrária: ocorre por falta desses hormônios e a baixa produção deles.

Entre outras enfermidades que podem ser causadas na tireoide, temos ainda o bócio, quando o órgão cresce de forma desregulada e desenvolve um volume anormal no pescoço.

3 – Osteoporose
A osteoporose é uma doença que acomete os ossos, que não se calcificam corretamente e se tornam frágeis e quebradiços, elevando os riscos de fraturas.

Algumas causas comuns são provocadas por maus hábitos, como sedentarismo, tabagismo, ingestão de álcool e falta de vitamina D (exposição ao sol). Porém, pode também ter origem hereditária, de acordo com os genes responsáveis pela absorção do cálcio no organismo, por exemplo.

A relação da doença com os hormônios também é muito comum, por isso está ligada ao sistema endócrino. A doença é mais comum nas mulheres após a menopausa, quando a produção de estrogênio diminui. Esse hormônio é importante no transporte de cálcio pelo organismo. No homem, há uma relação com a testosterona, em menor grau se comparado com o estrogênio feminino.

4 – Obesidade
A obesidade é bastante relacionada a questões hormonais, sendo em vários casos consequência não só de maus hábitos alimentares, mas também da desnivelação hormonal. Por conta disso, é comum ser um quadro que acompanha outras enfermidades relacionadas ao sistema endócrino, como a diabetes.

5 – Puberdade precoce ou atrasada
Embora não sejam exatamente doenças, o desregulamento dos hormônios no organismo infantil pode acelerar ou retardar o crescimento normal do indivíduo. Dessa forma, é possível que pelos e mamas se desenvolvam muito cedo ou venham a surgir tardiamente, o que pode causar desconforto na vida social da criança.

Você sofre ou já sofreu de algum desses males? O acompanhamento de um profissional é muito importante para auxiliar nesses casos.

Fonte: https://jmconsultorios.com.br/blog/disturbios-hormonais-7-doencas-relacionadas-as-glandulas-endocrinas/


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta