NOTÍCIAS

Não Consigo Emagrecer: a Culpa é da Tireoide?

No Brasil é comum pensar que a causa do aumento de peso é uma doença na tireóide. A difusão de crenças e conclusões apressadas sobre o assunto resulta em consultórios cheios de pacientes confusos e, na pior das hipóteses, leva a uma corrida à automedicação. O segundo caso é o mais perigoso, alertam os médicos. É muito comum se atribuírem a problemas da tireóide as queixas, particularmente de mulheres, sobre alterações de ganho ou dificuldade de perda de peso, alterações de pele, de cabelo, e humor, relata o endocrinologista e pesquisador da UFRJ, Mario Vaisman.

CANSAÇO ENTRE OS SINTOMAS DO HIPOTIREOIDISMO

Quando o paciente apresenta hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios que regulam o nível de metabolismo), a doença reflete-se em vários pontos do corpo através de sintomas variados. Pode ocorrer cansaço, fraqueza, queda de cabelo, sonolência, intestino preso, inchaço, tontura e diminuição do apetite. Como alguns dos sintomas são idênticos aos de outras doenças, há pessoas que, antes mesmo de procurar o diagnóstico de um profissional, ficam apavoradas e sensíveis a tudo o que ouvem dizer sobre a tireóide. Muitas acham mais fácil tomar um medicamento por conta própria do que procurar um médico, mesmo sem saber se a culpa? está, de fato, na tireóide.

AUTOMEDICAÇÃO PODE LEVAR A MORTE

A médica e docente da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos-SP), a Dra. Joyce do Rosário da Silva, alerta para os perigos dessa automedicação. Ingerir hormônios tireoidianos sem prescrição médica pode trazer conseqüências graves para o organismo, explica: Quem corre o risco maior são as pessoas acima dos 60 anos que usam esses medicamentos inadvertidamente. Elas podem ter arritmias cardíacas graves, que podem levar a uma parada cardíaca e, à morte. 

TRATAMENTO DEVE SER FEITO COM UM ENDOCRINOLOGISTA

Quando o paciente apresentar um quadro com os sintomas descritos, deve procurar o médico para tirar suas dúvidas. ?Como os hormônios tireoidianos são responsáveis pela estimulação do ritmo metabólico de uma maneira geral, qualquer dessas alterações pode ter a influência da maior ou menor secreção destes hormônios. Contudo na grande maioria das vezes a função tireoidiana está normal?, explica o especialista Mario Vaisman.

Ele ainda explica que, particularmente na fase da menopausa, muitos dos sintomas podem ter como origem uma disfunção tireoidiana. O problema pode ser diagnosticada sem necessitar de exames mais sofisticados. O tratamento deve ser conduzido por um endocrinologista, alerta.

Fonte: www.tireoide.org.br


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta