NOTÍCIAS

22
MAR

Exames de colesterol: com ou sem jejum?

Uma das mais novas polêmicas atualmente é sobre coletar ou não os exames de sangue em jejum. Até alguns anos atrás o jejum era exigido devido à dificuldades laboratoriais de processamento do sangue, pois a presença de excesso de gordura no sangue, decorrente de uma refeição, por exemplo, poderia prejudicar os resultados.Com a evolução das técnicas laboratoriais, tornou-se possível que o paciente colete os exames de sangue sem jejum, realidade que acontece na Dinamarca, como padrão, desde 2009.O que é importante se habituar a partir de agora são novos valores de referencia, para pacientes que fizeram o exame de colesterol sem jejum. Nesse caso os valores de triglicérides, por exemplo, passam a ser considerados normais até 175 mg/dL e não 150 como anteriormente em jejum.E... Leia Mais

15
MAR

O que acontece com os níveis hormonais na amamentação?

Durante a amamentação, o hormônio prolactina, que garante a produção de leite, está bem elevado no sangue e dessa forma ele ocasiona que os níveis de progesterona fiquem bem baixos, assim como é uma tendência dos níveis de estradiol também ficarem menores.A Organização Mundial da Saúde indica a amamentação exclusiva para as crianças até os 6 meses de vida. Além de garantir os nutrientes essenciais para os bebês neste período e de reforçar os laços de afeto e carinho, a amamentação também tem um ponto extremamente positivo: emagrece, e muito!Calcula-se que a mulher ao amamentar emagreça cerca de 2 kg por mês, se mantiver sua alimentação normal. Isso quer dizer que só o fato de amamentar pode chegar a eliminar cerca de 400 a 800 kcal em média do balanço... Leia Mais



Fonte: http://migre.me/wf9Hy
08
MAR

Vamos falar sobre uma dieta menos inflamatória

Vamos falar sobre adotar uma dieta menos inflamatória?Essa é a base da dieta mediterrânea, que consiste em adotar alimentos mais frescos, verduras, legumes, peixes e óleos como o de oliva, todos ricos em antioxidantes. E evitar estes vilões danadinhos aqui:1) Gordura trans. Pesquisadores da Wake Forest University nos Estados Unidos identificaram que a gordura trans causa aumento de gordura na região do abdome, além de atrair mais gordura para esta região.2) Alimentos altamente calóricos. Seja qual for o alimento, de bebidas ao fast food, o destino para a maior parte das calorias não gastas é a região abdominal.3) Refrigerantes normais ou diet. Os normais devem ser evitados porque são muito calóricos, e os diet por causa de um fenômeno chamado dissociação caloria-energia.... Leia Mais



Fonte: http://migre.me/wcs5J
01
MAR

Tireoide interfere no aumento do abdômen?

Será que a tireoide altera nosso peso ou leva à formação de barriga?Bem, a explicação não é tão simples quanto um “sim” ou “não”. A tireoide produz os hormônios T4 e T3 que são reguladores do nosso metabolismo, ou seja da velocidade que nosso corpo funciona. Pois bem, quanto mais T4 ou T3 ou ambos, mais rápido o metabolismo irá ficar (hipertireoidismo) e de forma oposta, quanto menos T4 ou T3 ou ambos... mais lento o metabolismo tenderá a ser (hipotireoidismo).A velocidade que nosso metabolismo funciona é medida pelo cálculo da taxa metabólica basal. A taxa pode ser calculada através de fórmulas ou medida através dos aparelhos de calorimetria. Sabemos por diversos estudos que no hipertireoidismo a taxa metabólica basal tende a estar elevada, e no hipo, mais... Leia Mais



Fonte: https://www.facebook.com/endocrinologiaemdia/photos/a.380942062034601.1073741828.375819739
22
FEV

Fibras alimentares - o que é importante saber?

As fibras alimentares compreendem as partes comestíveis dos vegetais presentes nas frutas, legumes, verduras e hortaliças e do amido resistente encontrado em leguminosas e grãos (cereais integrais) que resistem ao processo de digestão, ou seja, elas passam quase intactas pelo sistema digestivo chegando ao intestino grosso inalteradas. Também não têm valor nutritivo, nem energético (não têm calorias). Então, para que servem?Na verdade, elas são imprescindíveis à dieta. Pesquisas revelam que uma dieta rica em fibras pode melhorar a saúde em vários aspectos. Como não são digeridas, elas chegam ao intestino inalteradas e funcionam da seguinte forma:1) Atuam como “vassouras”, que carregam os resíduos alimentares e a gordura excedente na alimentação pelo intestino,... Leia Mais



Fonte: http://www.diabetes.org.br/conhecendo-nutrientes/835-fibras-alimentares-o-que-e-importante
15
FEV

10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Atividade Física

Conheça os benefícios dos exercícios no 10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Atividades Físicas. Lembrando que o sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis.Confira, então, os 10 coisas que você precisa saber sobre atividade física:1 - A prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para que a pessoa deixe de ser sedentário. Estes 30 minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada.2 - O mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções.3 - Pequenas modificações no dia a dia – como... Leia Mais



Fonte: http://migre.me/w3XfT
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