NOTÍCIAS

Hipoglicemia, entenda melhor

Esta semana vamos falar de hipoglicemia? Afinal, o que é isso?

Bom, você deve estar pensando: é aquela sensação de tontura, fraqueza, tremor e quase (ou) desmaio que pode acontecer algumas vezes com algumas pessoas. Mas ela precisa ser entendida um pouco mais que isso.

Ela é mais comum em pacientes com diabetes, pois a combinação de medicamentos e falta de alimentação ou excesso de atividades físicas é causa de hipoglicemia neles.

Mas pessoas sem diabetes podem ter hipoglicemia. Os níveis de glicose em que a pessoa irá começar a sentir sintomas podem variar entre cada um de nós, mas geralmente níveis abaixo de 50 mg/dL irão determinar aparecimento dos primeiros sinais de alerta para a hipoglicemia.

Para o diagnóstico é necessário que tenhamos 3 sintomas juntos, a famosa “Triade de Whippe”: documentar a glicose baixa, presença de sintomas e que estes sintomas melhorem com a elevação da glicose. Depois de feito o diagnóstico, é preciso entender o que pode ter levado ao episódio de hipoglicemia, como o uso de algum medicamento. Não é incomum casos de pessoas que por engano fizeram uso de medicamentos para diabetes sem ser diabéticos, por exemplo.

O uso de álcool também é uma das causas de hipoglicemia, e em pacientes que já fizeram cirurgia bariátrica, há chances da hipoglicemia acontecer caso a pessoa se alimente com alimentos com alto teor de carboidratos simples. Depois de feita esta análise, é importante saber o período em que a hipoglicemia aconteceu, se foi em jejum ou logo após comer, para prosseguir investigando as causas.

Fonte: endocrinologia em dia


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta