NOTÍCIAS

Alerta: refrigerantes

O ato de trocar os refrigerantes normais por refrigerantes zero ou diet tem sido considerado uma solução para que a pessoa mantenha o peso e ainda continue sentindo o sabor do refrigerante.

Mas, será que esta é uma solução correta?

Nos últimos anos, tem se estudado muito sobre o impacto do consumo de bebidas artificialmente adoçadas na saúde das pessoas. E o que se tem visto até o presente momento é que o consumo de bebidas artificialmente adoçadas aumenta o risco de uma série de doenças crônicas, dentre elas: aumento de peso, síndrome metabólica, diabetes tipo 2, doença cardiovascular e pressão alta.

Uma das explicações é que na maior parte dos casos, quem consome bebidas artificialmente adoçadas já apresenta peso maior, o que já confere a elas um maior risco destas doenças. No entanto existem evidências de que aquelas pessoas que trocaram as bebidas normais pelas diet não regularizaram os níveis de glicose no sangue, diferente daquelas que substituíram o refrigerante normal por água.

Isso acontece porque as bebidas artificialmente adoçadas interferem nas respostas normais do organismo. Apesar de menos calorias significarem menor ganho de peso, o consumo constante de bebidas artificialmente adoçadas confunde a habilidade natural do organismo de controlar o consumo de calorias baseado no sabor doce. 

O corpo regula a fome reunindo informações sobre o sabor doce do alimento e seu valor calórico. Quando a informação do sabor artificialmente adoçado chega ao cérebro, existe uma temporária redução da fome, porém como não é acompanhada de calorias, existe um efeito rebote na sequencia, determinando mais fome.

Além disso, estudo indicam que existe uma alteração no centro de recompensas cerebrais nas pessoas que consomem regulamente refrigerantes diet. Isto é semelhante ao que ocorre com os refrigerantes normais, quanto mais consumimos, mais queremos consumir.

Ainda existem outras preocupações associadas ao consumo de refrigerantes, como aumento do risco de desenvolver osteoporose e os efeitos do consumo de adoçantes em grande quantidade no organismo. Aqui o recado é: cortar os refrigerantes normais e evitar ao máximo os zero ou diet. A construção e manutenção de um corpo saudável é o resultado de nossas escolhas!

Fonte: endocrinologia em dia


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta