NOTÍCIAS

Existe exame para medir o estresse?

Sintomas como dores de cabeça, cansaço crônico e sem motivo aparente, sonolência diurna, dores nas costas e queda da imunidade, estes são um dos muitos sintomas que o estresse nos traz. Parece que estamos carregando uma tonelada em cima das costas. Você já não se sentiu assim? E existe exame para medir o estresse?

Infelizmente, não existe um exame específico para medir o estresse. Não conseguimos dosar a “estressina” na corrente sanguínea, mas conseguimos avaliar o estresse através de vários exames e da observação durante uma consulta médica. A partir da conversa com o paciente, os exames do checkup cardíaco e exames de rotina de laboratório podem ajudar a afastar causas de doenças como causadoras dos sintomas de cansaço e mal estar, como hipotireoidismo, arritmias, anemias e carências de vitaminas.

Quando excluímos as causas de possíveis doenças, muitas vezes uma avaliação com um especialista em psicoterapia poderá ser necessária, para reprogramarmos alguns comportamentos. Ansiedade, depressão, pânico, podem ser condições associadas ao estresse. E, também, o estresse pode estar ocorrendo sozinho.

Quer começar? Alguns especialistas recomendam 3 passos diante do diagnóstico de estresse.
1. Tentar identificar a causa do estresse.
2. Tentar buscar redução das situações causadoras de estresse.
3. Aprender soluções para lidar com os eventos estressantes e seus efeitos no organismo.

Mas, você já ouviu falar do cortisol - o famoso hormônio do estresse. Será que ele tem algo a ver com isso? Agende sua consulta e cuide-se! 

Fonte: endocrinologia em dia


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta