NOTÍCIAS

Cancêr de próstata tem vínculo com diabetes tipo 2, aponta estudo

Uma equipe internacional de cientistas detectou um vínculo genético entre o diabetes tipo 2 e o câncer de próstata.

Os pesquisadores também identificaram duas variações genéticas do cromossomo 17 que elevam ligeiramente o risco de sofrer deste tipo de câncer, explicou o chefe da seção do Serviço de Oncologia Médica do Hospital Clínico Universitário de Zaragoza, José Ignacio Mayordomo, um dos cientistas envolvidos no trabalho.

O artigo no qual se expõem as conclusões da pesquisa, publicado nesta semana pela revista "Nature Genetics", apresenta as primeiras evidências genéticas que demonstram o vínculo entre o câncer de próstata e o diabetes tipo 2.

Isso confirma o que estudos epidemiológicos anteriores já tinham revelado: os homens com diabetes têm menos risco de sofrer câncer de próstata.

Segundo o especialista, "isso era conhecido epidemiologicamente, mas agora se identificou um gene que protege do diabetes, mas eleva o risco de sofrer câncer de próstata".

Essa variação genética está relacionada ao metabolismo da glicose. Uma das características das células tumorais é o aumento do gasto de energia e as remodelações no metabolismo da glicose. Por isso, o estudo do gene pode levar, a médio prazo, a novos tratamentos contra o câncer e em medidas de prevenção.

O trabalho se concentrou na localização das variações genéticas que predispõem certos homens a sofrer câncer de próstata. Essa doença costuma ocorrer em idades avançadas, a partir dos 60 anos, mas estão surgindo casos em homens mais novos (40 a 50 anos).

As pessoas nas quais foi detectada alguma das duas variações genéticas do cromossomo 17 identificadas têm um risco 21% maior que o da população em geral de desenvolver câncer de próstata ao longo da vida, explicou Mayordomo.

A recomendação seria que evitassem fatores de risco, como a obesidade ou as dietas ricas em gorduras animais.

Entre as causas do câncer de próstata, a carga genética costuma pesar menos que os fatores ambientais, portanto não é certeza que as pessoas que possuem variações genéticas específicas desenvolverão câncer de próstata --mas seu estilo de vida deveria ser mais saudável, segundo o especialista.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br




- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta