NOTÍCIAS

Orgânicos valem a pena?

É muito divulgado que uma alimentação saudável passa por consumir alimentos menos processados industrialmente. Mas afinal? O que é um alimento orgânico? No geral, uma alimento orgânico é aquele cultivado sem os pesticidas convencionais, fertilizantes sintéticos, alterações de bioengenharia ou radiação ionizante. Animais criados de origem orgânica tem livre acesso aos pastos e gramados, entre outras exigências, com quantidade de tempo de confinamento e tratamento adequados.

A grande controvérsia e que gera discórdia é saber se há realmente benefícios de se consumir um alimento orgânico. Com relação aos especialistas, as opiniões se dividem, mas alguns pontos são bem claros, e você deve levar eles em conta quando for decidir sobre alimentos.

Sim, os alimentos orgânicos são mais seguros – você terá um alimento com bem menos resíduos de pesticidas, que se acumularão muito menos em seu organismo. E muitos destes pesticidas são o que chamados de disruptores endógenos – os EDCs, tema de nosso post de ontem – que podem causar alterações no sistema hormonal. O que sabemos é que mesmo que os EDCs estejam difundidos no planeta, desde água até ar, o consumo de alimentos sem agrotóxicos reduz e muito nossa exposição. 

O Orgânico tem mais nutrientes? Nesse caso comparando nutricionalmente um alimento convencional com um orgânico, eles são equivalentes em termos de nutrientes. Mas algumas pequenas pesquisas apontam que, como estes alimentos são retirados e manuseados de uma forma mais artesanal, seu nível de antioxidantes natural pode ser maior.

Os selos orgânicos ajudam? Sim, eles ajudam a identificar se o processo de cultivo, extração e processamento de alimentos foi feito conforme normas para orgânicos. Existem também selos de sustentabilidade sócio ambientais e de comércio ético.

Sim, são mais caros, mas essa tendência está se revertendo. Quando pensamos em uma alimentação de origem orgânica, geralmente estamos falando de pequenas propriedades agrícolas de produção. Até alguns anos, observava-se grande diferença de preços entre os orgânicos e não orgânicos. Porém o que tem sido visto é uma equalização dos preços cada vez maior.

Fonte: https://www.facebook.com/endocrinologiaemdia/photos/a.380942062034601.1073741828.375819739


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta