NOTÍCIAS

Déficit de crescimento

O déficit de crescimento de bebês e crianças normalmente é observado pela incapacidade de ganhar peso e altura. Em adolescentes, a estatura baixa e falta de desenvolvimento sexual estão presentes. Há uma grande variação no crescimento e desenvolvimento normais e, de um modo geral, a taxa de crescimento pode ser um melhor indicador de problemas que as medidas efetivas.

Um importante fator é determinar se o déficit de crescimento resulta de problemas intrínsecos aos pacientes ou de problemas ambientais. Os problemas intrínsecos ao paciente normalmente são problemas médicos.

Os problemas com o ambiente normalmente são problemas psicossociais.

Existem muitas causas para o déficit de crescimento que irão desequilibrar o metabolismo corporal o suficiente para resultar em um crescimento retardado. As anormalidades cromossômicas como a síndrome de Down e a síndrome de Turner irão retardar o crescimento. Os defeitos na maioria dos sistemas de órgãos também podem retardar o crescimento. Anormalidades do sistema endócrino como a deficiência do hormônio da tireóide, a deficiência do hormônio do crescimento ou deficiência de outros hormônios podem causar retardamento no crescimento ou no desenvolvimento sexual. O dano ao cérebro ou ao sistema nervoso central pode causar dificuldades na alimentação de um bebê, o que resulta no crescimento retardado.

As anormalidades nos sistemas cardíaco e respiratório podem resultar na deficiência dos mecanismos em liberar oxigênio e nutrientes para o corpo. Crianças com anemia ou outros problemas sangüíneos podem ter crescimento retardado. Anormalidades no sistema gastrointestinal podem resultar em má absorção ou ausência de enzima digestivas, resultando em nutrição inadequada. Algumas doenças podem fazer com que esta falha inclua paralisia cerebral, gastroenterite crônica e refluxo gastroesofágico (normalmente temporário).

As causas psicológicas e sociais podem incluir privação emocional como resultado de abandono, rejeição ou hostilidade por parte dos pais. Os fatores econômicos podem afetar a nutrição, as condições de vida e as atitudes dos pais. Os fatores ambientais podem incluir exposição a infecções, parasitas ou toxinas. Às vezes, a causa não é determinada.

Os fatores de risco do déficit de crescimento são relacionados às causas e podem incluir doenças subjacentes não diagnosticadas, pobreza, ambientes emocionais negativos e condições de vida com superpopulação ou sem higiene.

Fonte: http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000991.htm




- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta