NOTÍCIAS

O que é o teste do pezinho e por que devo levar meu filho para fazê-lo?

O teste do pezinho consiste na coleta de sangue dos bebês recém nascidos, idealmente entre as primeiras 48 a 72 horas de vida, para a realização de exames cujo objetivo é a detecção precoce de várias doenças que, se não foram diagnosticadas precocemente, podem promover graves conseqüência para a vida toda. Dentre as doenças detectadas no teste do pezinho, merecem destaque o hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria, a anemia falciforme, a fibrose cística e a hiperplasia adrenal congênita. Todas essas doenças são tratáveis e, uma vez diagnosticadas precocemente (como no teste do pezinho) as suas complicações são minimizadas, já que o tratamento apropriado pode ser iniciado ainda quando bebê.

O hipotireoidismo congênito é a principal endocrinopatia detectada pelo teste do pezinho e deve ser tratada logo após o nascimento, para evitar o surgimento de retardo mental, distúrbios do crescimento e até a morte, os quais podem advir caso não seja feito o diagnóstico dessa doença durante os primeiros dias de vida. O seu tratamento é muito simples e de baixo custo.

Não se deve esperar que essas complicações estejam presentes para que se faça a suspeita de hipotireoidismo congênito, já que, uma vez instalado, o retardo mental e o prejuízo do crescimento decorrentes dessa doença são irreversíveis. Existe uma grande variabilidade dos testes incluídos no teste do pezinho oferecido pela rede pública em cada estado brasileiro. Atualmente, no Rio de Janeiro, estão incluídos a pesquisa do hipotireoidismo congênito, da fenilcetonúria e da anemia falciforme.

Já as triagens para fibrose cística e para hiperplasia adrenal congênita ainda estão em tramitação para inclusão em caráter universal na rede pública carioca, o que já ocorreu em outros estados brasileiros. Para a realização de teste do pezinho, converse com seu pediatra ou procure os postos de saúde da rede municipal do Rio de Janeiro.

Caso seu filho tenha apresentado algum desses exames alterados no teste do pezinho, é necessária a realização de testes confirmatórios, os quais podem ser realizados gratuitamente na rede pública. Uma vez confirmados, o hipotireoidismo congênito, a hiperplasia adrenal congênita e a fenilcetonúria necessitam de tratamento e acompanhamento com Endocrinologista Pediátrico por toda a vida.

Para maiores esclarecimentos, procure um Endocrinologista, se possível com experiência em crianças (ou Endocrinologista Pediátrico).

Escrito Por:Dra Bianca Barone Professora Assistente do Curso de Pós-Graduação em Endocrinologia e Metabologia da PUC

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Rio de Janeiro

Link:http://www.sbemrj.org.br




- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta