Doença bastante comum entre públicos de diferentes idades, a Diabetes pode ser perigosa quando não controlada e tratada. Embora a vida do diabético tenha ficado bem mais simples com a evolução dos tratamentos e o surgimento de novas tecnologias, nem todo mundo sabe que uma atitude simples, a de fazer exercícios regularmente, pode fazer toda a diferença no tratamento da diabetes Tipo 2 ? que tem relação com a obesidade e o sedentarismo.
Segundo Rosane Kupfer, membro do departamento de diabetes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), em casos de Diabetes Tipo 2 o exercício físico, em conjunto com uma dieta controlada, é um grande aliado no tratamento dos sintomas, muitas vezes substituindo a aplicação de insulina.
?Pessoas com excesso de peso muitas vezes são obrigadas a aplicar insulina porque a obesidade impede que a substância, que é produzida pelo próprio corpo, seja levada para dentro das células. Com a realização de exercícios e dieta, às vezes é possível reduzir e até mesmo retirar a insulina em alguns casos?, explica Rosane.
Essa opinião é compartilhada pelo personal trainner Ricardo Machado Gomes. Ele aconselha caminhadas diárias aos diabéticos que buscam reduzir ou mesmo ficarem isentos da aplicação. ?Os exercícios aeróbicos são as mais indicadas para aqueles que sofrem de diabetes. A insulina serve para transportar a glicose para dentro das células. Quando o indivíduo pratica o exercício físico e tem esse déficit, o corpo usa outro mecanismo para realizar o caminho, substituindo a insulina e, consequentemente, diminuindo a necessidade de aplicar a droga?, conclui.
A Diabete é uma disfunção no metabolismo da glicose que provoca a deficiência da produção e/ou ação da insulina presente no sangue, causando sintomas graves e complicações crônicas.
Além da aplicação da insulina existem outras formas de conter o mal, que se não for tratado pode levar á perda parte dos pés e mãos, cegueira e outros.
Além do Tipo 2, que é a mais comum dos tempos modernos, existem outros tipos de diabetes como a gestacional, que ocorre durante o período de gravidez, e a Tipo 1, que acontece quando o organismo identifica as células beta, produtoras de insulina, como um corpo estranho e as destrói.
Link: http://www.helplink.com.br/noticias/?tag=sociedade-brasileira-de-endocrinologia-e-metabologia