De acordo com estudos 33% idosos sofrem com quedas. Neste cenário, o medo de cair e de todas as complicações que esta situação pode trazer se tornam preocupações centrais na vida daqueles com mais de 65 anos de idade. Mas porque o risco de cair aumenta à medida que envelhecemos?
Cientistas relacionam vários fatores de risco às quedas. Entretanto, a fraqueza muscular, especialmente nas pernas é considerado um dos mais importantes. A perda de massa muscular é comum com a idade, porém, é na faixa dos 60 que ela se torna clinicamente perceptível e suas conseqüências começam a incomodar no dia a dia, quando um simples ato de subir escadas ou ir à padaria se tornam sacrifícios, em função de piora na capacidade de locomoção e aumento na incidência de quedas, tornando idosos, pessoas dependentes.
Esse processo tem nome: sarcopenia. Condição que ocasiona a perda da força e qualidade dos músculos e que tem um impacto significante na saúde.
Alimentação e atividade física na garantia de músculos fortes
Isso porque mesmo com o exercício e uma dieta balanceada podemos não obter a nutrição necessária.
Portanto, o uso de suplemento nutricional completo e balanceado associado com a atividade física regular controlada traz melhora na capacidade funcional de pessoas na terceira idade, resultando em melhor qualidade de vida e maior longevidade. Sendo assim, o combate à sarcopenia é um assunto extremamente importante, à medida que reduz os riscos de quedas e fraturas, garantindo a independência e autonomia dos idosos.
Fonte: infoescola.com