Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é uma das desordens endocrinológicas mais comuns, chegando a atingir 10% da população em alguns locais, principalmente mulheres acima dos 30 anos. No hipotireoidismo, a tireóide pode sofrer problemas que a fazem produzir hormônios (T3 e T4) em quantidade insuficiente. O diagnóstico desses problemas costuma ser simples, uma vez que todas as funções do organismo se tornam mais lentas no hipotireoidismo.
Abaixo, está um teste simples e rápido que pode indicar se você apresenta algum dos sintomas de hipotireoidismo.
1. Você sente cansaço com freqüência?
2. Sofre de dores musculares e nas articulações?
3. Engordou, mesmo com diminuição do apetite?
4. Teve prisão de ventre?
5. Sentiu mais frio que o normal?
6. Tem sofrido de depressão?
7. Seus cabelos e pele estão secos?
Se a maioria das respostas for sim, talvez você tenha hipotireoidismo. O distúrbio é confirmado através de um exame de sangue chamado TSH, que costuma estar aumentado na grande maioria dos casos de hipotireoidismo. Converse com seu médico a respeito.
Nódulos de Tireóide
Nódulos de tireóide são extremamente comuns, e na sua maioria representam alterações benignas, sem necessidade de tratamento. Entretanto, cerca de 5% dos nódulos tireoidianos são causados por câncer da tireóide.
Um exame simples que ajuda a determinar se você tem ou não algum nódulo na tireóide é o auto-exame da tireóide, que pode ser feito rapidamente, apenas com a ajuda de um espelho e um copo de água.
Fonte: http://www.portalendocrino.com.br