NOTÍCIAS

O que funciona e o que é mito quando o assunto é emagrecer

Em busca de um corpo perfeito, é comum recorrer a todos os tipos de artifícios — que vão de dietas milagrosas a truques de emagrecimento. Mas nunca se sabe o que é realmente verdade e o que é mentira sobre todos os mitos que contribuem para que se perca alguns quilos.

Para tirar dúvidas comuns, especialistas no assunto, como Vivian Goldberger, nutricionista do Emagrecentro, Paula Cabral, nutróloga da clínica Hagla, Beatriz Fonseca, endocrinologista da Clínica de Especialidades Integrada e o endocrinologia André Valinhos, desvendam as verdades e as mentiras.

Alimentos light ajudam a emagrecer?

VERDADE. É preciso prestar atenção: um alimento light ingerido em grande quantidade pode engordar até mais do que uma porção normal do produto original. O ideal é substituir os alimentos do dia a dia como leite integral por leite desnatado. (Paula Cabral)

Tomar água morna em jejum emagrece?

MENTIRA. Essa teoria faz parte da milenar medicina chinesa. Ela prega que quando o estômago está quente ele digere melhor os alimentos, diminuindo o apetite e ajudando no funcionamento intestinal, mas sem comprovação científica. (Vivian Goldberger)

Comer carboidrato à noite engorda?

VERDADE.  Quanto mais tarde, mais leve deve ser a refeição. Os alimentos mais complexos como os carboidratos devem ser ingeridos na primeira metade do dia, já que nesse período o metabolismo é mais acelerado. Devemos comer para gastar e não para dormir. (Paula Cabral)

Abacaxi queima gordura?

MENTIRA. O abacaxi é um alimento ácido e por isso ele estimula a secreção do suco gástrico, que contem enzimas que atuam na digestão. Entretanto, a maior parte da digestão das gorduras ocorre no intestino, que não é ácido. Mesmo que o abacaxi realmente ajudasse na digestão das gorduras, o efeito poderia ser o ganho de peso e não o emagrecimento. (André Valinhos)

Dormir após comer engorda?

MENTIRA. A queima calórica não muda se você for dormir logo após o jantar ou 10 horas depois. O que realmente engorda não é o período em que se come, mas a distribuição calórica durante o dia todo e, obviamente, a quantidade. (Beatriz Fonseca)

Beber líquido durante as refeições engorda?

MENTIRA. O que acontece é que o excesso de líquido misturado aos alimentos pode dilatar o estômago, provocando uma sensação de ‘inchaço abdominal’, o que, muitas vezes, é confundido com o aumento da barriga. (Paula Cabral)

Alguma dieta é capaz de fazer perder a barriga em dois dias?

MENTIRA. Esqueça as receitas mágicas, conjunto de atividades ou qualquer prática que prometa perder a gordura da barriga tão rapidamente. Por mais radicais que sejam, dietas não conseguem queimar a gordura abdominal em dois dias. (André Valinhos)

Trocar uma refeição por um prato de sopa leva ao emagrecimento?

VERDADE. As sopas, compostas sobretudo de verduras e legumes, costumam ter menos calorias do que um prato completo. Mas, atenção: essa estratégia só funciona se fizer parte de uma dieta bem planejada. (Beatriz Fonseca)

Substituir refeições pelos chamados shakes pode levar à perda de peso?

VERDADE. O uso de substitutos de refeição pode ser útil, pois a quantidade de calorias é menor e sacia a fome sem deixar o corpo carente de vitaminas e minerais. Esses nutrientes costumam entrar nos shakes em proporções mais equilibradas que no tradicional café com leite e pão. Mas o ideal é ser orientado por um médico especialista ou nutricionista, pois a composição deles varia muito. (Vivian Goldberger)

Combinação de carboidratos e proteína em uma refeição faz o corpo armazenar mais gordura?

MENTIRA. Claro que se você simplesmente cortar um item de seu prato, como o arroz ou a carne, sem substui-lo por mais nada, estará ingerindo menos calorias. Mas não é a combinação deles que faz engordar. Ao contrário, um prato com os diversos grupos alimentares é muito mais saudável. (André Valinhos)

Fonte: O Dia


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta