O que é Excesso de pêlos (em mulheres)?
Sinônimos: Hipertricose; Hirsutismo; Pêlo - excessivo (mulheres); Excesso de pelos em mulheres; Pêlos - mulheres - excessivos ou indesejados
A quantidade normal de pêlos nas mulheres varia. Na maior parte do tempo, as mulheres somente possuem pêlos finos, ou penugem, acima dos lábios e no queixo, tórax, abdômen ou costas. Se você possuir pêlos grossos, escuros nessas áreas, esta condição é chamada hirsutismo. Este crescimento de pêlos é mais típico nos homens.
Causas
Mulheres normalmente produzem níveis mais baixos de hormônios (andrógenos). Se seu corpo fabricar uma grande quantidade desse hormônio, você pode apresentar crescimento indesejado de pêlos. Na maioria dos casos, a causa exata nunca é identificada. O problema tende a ser hereditário. Em geral, o hirsutismo é uma condição inofensiva. No entanto, muitas mulheres o consideram incômodo, ou mesmo embaraçoso.
Uma causa comum do hirsutismo é a síndrome do ovário policístico (SOP). Mulheres com SOP e outras condições hormonais que causam crescimento indesejado de pêlos também podem apresentar acne, problemas com os ciclos menstruais, dificuldade para perder peso e diabetes. Se esses sintomas começarem repentinamente, você pode ter um tumor que libera hormônios masculinos.
Outras causas raras de crescimento indesejado de pêlos podem incluir:
-Tumor ou câncer da glândula suprarrenal.
-Tumor ou câncer no ovário
-Síndrome de Cushing
-Hiperplasia adrenal congênita
-Hipertecose (uma condição na qual os ovários produzem excesso de hormônios masculinos)
-Uso de certos medicamentos, incluindo testosterona, danazol, esteroides anabólicos, glicocorticoides, ciclosporina, minoxidil e fenitoína.
Raramente uma mulher com hirsutismo terá níveis normais de hormônios masculinos e a causa específica do crescimento indesejado de pêlos não pode ser identificada.
Cuidados
O hirsutismo é geralmente um problema em longo prazo. Há diversas maneiras de remover ou tratar pêlos indesejados. Alguns efeitos de tratamento duram mais que outros.
-A perda de peso em mulheres obesas pode reduzir o crescimento de pêlos.
-Descolorir ou clarear os pêlos pode torná-los menos evidentes.
As opções de remoção temporária de pêlos incluem:
-Raspar não aumenta o crescimento dos pêlos, mas faz com que pareçam mais grossos.
-Pinçar ou depilar são relativamente seguros e não são caros. No entanto, podem ser dolorosos e há risco de desenvolvimento de cicatriz, edema e escurecimento da pele.
-Pode-se utilizar produtos químicos, mas a maioria tem odor ruim.
As opções de remoção permanente de pêlos incluem:
A eletrólise utiliza corrente elétrica para danificar permanentemente os folículos capilares individuais de forma que não cresçam novamente. Esse método é caro e múltiplos tratamentos são necessários. Podem ocorrer edema, desenvolvimento de cicatriz e vermelhidão da pele.
A remoção a laser dos pelos utiliza o raio laser direcionado para a cor escura (melanina) nos pêlos. Esse método é melhor se uma área muito grande precisa ser tratada e apenas se o pêlo for especialmente escuro (não funciona em pêlos louros ou ruivos).
Fonte: Minha Vida
- Compartilhar!
Ver todas