NOTÍCIAS

Novo reforço no tratamento da Obesidade

Liraglutide pode ser aprovado para o tratamento da obesidade até o final de outubro, nos EUA. A droga é uma combinação de duas drogas já aprovadas para outras indicações: cloridrato de naltrexona, que é usado para combater o álcool e dependência de opiáceos, e bupropiona, que é usado no tratamento da depressão e transtorno afetivo sazonal e como uma ajuda para tratamento do tabagismo. 

Um painel consultivo do FDA – Food and Drug Administration, dos EUA, realizado na tarde da quinta-feira (11), votou por 14 a um pela recomendação do Liraglutide (conhecido pelo nome comercial e Victoza, usado no tratamento do diabetes tipo 2) para o tratamento da obesidade, e concluiu que a sua administração é segura e eficaz em pacientes cronicamente obesos com pelo menos um problema de saúde relacionados com o peso. 

A FDA normalmente segue as recomendações de seus painéis consultivos. Pouco antes da votação, foi apresentado um estudo que mostrou que metade dos obesos perdeu pelo menos 5% do seu peso corporal com a administração diária 3 mg do medicamento é injetável, enquanto 22% perderam mais de 10%. A droga é proposta para uso em pacientes que também têm pelo menos uma outra condição relacionada com o peso, tais como a hipertensão, diabetes. 

O medicamento, se aprovado, deverá chegar ao mercado com o nome Saxenda. E deve competir no mercado americano o Contrave, já aprovado pelo FDA para uso no tratamento da obesidade, na quarta-feira (10). 

O FDA deve decidir pela aprovação do Saxenda até o final de outubro.

A Abeso – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica considera positiva a aprovação de novos medicamentos para o tratamento da obesidade. “Isso demonstra que os órgãos reguladores passam a aceitar a obesidade como doença. E como qualquer doente crônico, o obeso precisa ter acesso ao tratamento completo, incluindo administração bem indicada e acompanhada de medicamentos, quando necessário”, destaca a diretora da Abeso, a endocrinologista Cintia Cercato.

Fonte: www.abeso.org.br


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta