NOTÍCIAS

Substância de controle da diabetes pode causar comprometimento cognitivo

Certamente, a metformina se caracteriza como um dos medicamentos antidiabéticos dos mais eficazes e seguros para o controle do diabetes. Entretanto, um estudo australiano, publicado em outubro de 2013, mostrou que a metformina aumenta mesmo o risco de comprometimento cognitivo em pacientes com diabetes tratados com esse fármaco. 

Os participantes do estudo foram recrutados de diferentes bases australianas de dados clínicos, tendo sido incluídos pacientes com doença de Alzheimer, com comprometimento cognitivo leve  e um terceiro grupo cognitivamente intacto. Dentre toda a população estudada, houve 104 pacientes com DM2 e 22 pacientes com tolerância diminuída à glicose.  

Os resultados mostraram que os pacientes com diabetes e tolerância diminuída à glicose apresentaram um pior desempenho cognitivo do que a população de pacientes que não apresentava diabetes. Dentre os participantes com diabetes, o pior desempenho cognitivo esteve associado com o uso de metformina, quando o risco desse efeito adverso apresentou um aumento de 123%.  

Os autores concluem que a suplementação com vitamina B12 e cálcio pode avaliar a deficiência de vitamina B12 induzida pela metformina, melhorando os desfechos cognitivos desfavoráveis e provavelmente decorrentes do uso de metformina. Diante desta constatação, torna-se absolutamente necessária a realização de estudos complementares para confirmar ou não os achados do presente estudo. 

Somos de opinião que nenhuma atitude mais drástica de suspensão do tratamento com metformina deva ser adotada, até que estudos prospectivos e randomizados venham a elucidar melhor essa questão.

Fonte: diabetes.org.br


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta