Uma notícia divulgada no último dia 28, animou o país: houve uma queda de 30,7% do índice porcentual de fumantes na população - de 15,6% para 10,8% - nos últimos nove anos. Às vésperas de se comemorar o Dia Mundia de Combate ao Tabagismo, em 31 de maio, o dado é sem dúvida positivo.
No entanto, muitas pessoas que lutam para emagrecer e que são fumantes têm receio de parar com o vício, com medo de que irão engordar ainda mais. Muitos ainda acreditam que fumar emagrece!
A história não é bem assim. De acordo estudos, um deles desenvolvida pela Universidade de Washington, o cigarro dificulta a percepção do sabor de alimentos açucarados e gordurosos, comprometendo a sensação de saciedade por esses produtos. Isso pode fazer com que o hábito de fumar leve à obesidade, e não o contrário.
Pior: a combinação de tabagismo + obesidade pode ser desastrosa: riscos aumentados de desenvolvimento de doenças vasculares, do coração, cânceres, entre outros males. Na dúvida, diga não ao cigarro.
E procure ajuda de um especialista para interromper o vício, de maneira a controlar melhor a ansiedade típica do período de abstinência.