No ritmo do horário de verão
Começou o horário de verão – fato que significa desconfortos para a maioria das pessoas, principalmente nos primeiros dias. Isso porque o organismo não está acostumado à nova rotina. Segundo o educador físico Marcel Cajueiro Duarte, professor da Faculdade Pitágoras de Linhares, cada pessoa responde de uma maneira à adoção do novo horário, podendo variar de 10 a 15 dias a adaptação de cada organismo.
“Para que não tenha grande impacto na rotina, é indicado realizar mudanças em hábitos noturnos, principalmente daqueles que realizam atividades físicas nesse período”, afirma. “Em geral, recomenda-se não fazer séries muito pesadas de musculação antes do horário de dormir, uma vez que isso pode afetar a qualidade do sono, levando a alterações de humor, sonolência, cansaço e irritabilidade no dia seguinte.”
O sono é realmente a principal dificuldade no período de adaptação, pois muitas pessoas se sentem sonolentas durante o dia todo. Isso ocorre porque alterações hormonais no organismo influenciam diretamente na preguiça, no cansaço e no humor. O descontrole na produção da melatonina (hormônio do sono), ocasionada pela redução do tempo de descanso, repercute nas reservas corpóreas da substância. Com isso, há o aumento da produção de cortisol (hormônio do estresse) e, dessa forma, o humor é afetado nos primeiros dias do horário de verão.
Para a nutricionista Beatriz Ulate, docente da Universidade Unopar, a dieta torna-se um fator muito importante durante esse processo de adequação horária. “O segredo é apostar em alimentos que facilitam a produção do hormônio do sono. A ingestão alimentar de triptofano (aminoácido) e de carboidratos é recomendada. Ácido fólico, vitamina B6 e magnésio também são essenciais”, diz. Assim, você deve consumir muitas frutas e sucos naturais, cereais integrais e vegetais.
Além disso, fracione a alimentação, realizando de 5 a 6 refeições por dia. Ela também recomenda que você evite refeições muito volumosas ou ricas em gorduras, sódio e açúcar. E reforça que a ordem é ingerir bastante líquido e evitar café e bebidas com cafeína.
Aqui, um resumo do que você deve fazer nos primeiros dias de vigência do novo horário para amenizar os efeitos causados no organismo. Confira:
- Aposte em refeições leves, ricas em frutas, verduras e legumes, que facilitam a digestão;
- Procure comer sempre nos mesmos horários;
- Beba bastante água e diminua o consumo de café no período noturno;
- Evite, na primeira semana, realizar exercícios físicos pesados. Prefira atividades relaxantes, como alongamento e yoga;
- Deite na cama mais cedo. Mesmo que encontre dificuldade para pegar no sono, o ambiente calmo do quarto contribuirá para um sono melhor.
Fonte: www.suacorrida.com.br
- Compartilhar!
Ver todas