NOTÍCIAS

Magreza não significa necessariamente ser saudável

Apesar da maioria dos pacientes procurarem os endocrinologistas para perder peso, há pacientes que necessitam exatamente do contrário. São pessoas que por mais que se alimentem não conseguem engordar de forma alguma.
Em uma situação como essa, alguns pontos têm que ser levados em consideração. Primeiro é preciso avaliar se o paciente não tem alguma doença crônica que o impeça de ganhar peso; essa questão pode ser esclarecida com uma boa entrevista e alguns exames de rotina. O segundo ponto a ser abordado é o seguinte: qual o desejo do paciente ? engordar ou ganhar massa muscular ?
Se o paciente estiver se sentindo muito magro, existem alguns medicamentos que podem ser tentados para que ele engorde. Porém, se seu desejo for criar corpo, ou seja, aumentar a massa muscular, não existem medicações e suplementos que tenham esse efeito. A única saída é um programa de musculação bem orientado

Quem é considerado magro?
A magreza é caracterizada por um peso inadequado em relação à altura. O IMC (Índice de Massa Corporal) tem sido muito utilizado pela sua praticidade e seu cálculo pode ser obtido por uma fórmula em que se divide o peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado.

Quais são os riscos associados à magreza?
Já está bem demonstrado que pessoas muito magras geralmente encontram-se desnutridas, têm uma resistência imunológica diminuída e possuem um risco aumentado para afecções respiratórias, ósseas e infecciosas. Além disso, a magreza pode ainda estar relacionada a problemas de auto-estima, insatisfação com a imagem corporal e até depressão. Em mulheres, a magreza causa um desequilíbrio do sistema hormonal feminino levando a alterações menstruais e infertilidade.

Quais são as causas da magreza?
Apesar da genética também contribuir para a magreza, muitas causas estão relacionadas a doenças orgânicas, transtornos do comportamento alimentar e a maus hábitos alimentares. Diabetes, hipertireoidismo, parasitoses intestinais, doenças inflamatórias do tubo digestivo, neoplasias, doenças infecciosas, depressão e anorexia nervosa são exemplos de causas de magreza.

No caso das crianças
Se após os exames, com bons resultados, ainda sim algumas mães ficam ansiosas achando seus filhos magrinhos demais, vai aí um alerta: crianças que fazem tratamento para engordar têm maior tendência de se tornar obesas no futuro. Em caso de dúvida, procure o endocrinologista para maiores esclarecimentos.



Fonte: www.endocrinologia.com.br


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta