Exames de checagens hormonais que todo homem deve fazer
Para as mulheres, é bem mais fácil. A menstruação, os sintomas de TPM, ou mesmo a chegada da menopausa são fatores que reforçam a importância de manter o check-up hormonal em dia. Seja por que querem engravidar, seja para o uso de um eventual anticoncepcional, os exames de sangue estão presentes na rotina das consultas delas. Mas, e para eles?
Para os homens, o check-up hormonal não é tão conhecido assim. A Testosterona, o principal hormônio masculino, muitas vezes, não é lembrada nas consultas de rotina. Este hormônio é o principal responsável por manter a massa muscular nos homens, e também por características biológicas de masculinidade, como pelos e líbído. Além disso, a dosagem de testosterona influencia no humor e contribui para a formação de ossos saudáveis.
Homens que apresentam dificuldade em manter ereções, alterações nos espermatozoides, perda de massa muscular, diabetes, e em alguns casos de doenças crônicas, precisam consultar um profissional para que ele avalie se há necessidade de dosar e qual seria o melhor momento para dosar a Testosterona.
Além da Testosterona, a dosagem dos hormônios da tireoide também faz parte da avaliação da saúde do homem. No sangue é possível dosar os hormônios que controlam a glândula tireoide e avaliar possíveis casos de hipotireoidismo ou hipertireoidismo. O hipotireoidismo acontece quando os níveis dos hormônios produzidos pela tireoide - T3 e T4 - estão baixos. Nesse caso sintomas como: cansaço, sonolência, dificuldade de perda de peso, cabelos e unhas secos e quebradiços além de raciocínio lento podem ocorrer.
O diagnóstico de hipertireodismo pode ser feito quando os níveis de T3 e T4 estão altos. Nesse caso a pessoa poderá apresentar sintomas como: palpitações, tremores (principalmente nas mãos), perda de peso, irritabilidade, fraqueza, sudorese e sensação de calor.
Fonte: www.minhavida.com.br
- Compartilhar!
Ver todas