Alimentação ideal para crianças com obesidade
A obesidade infantil é sem dúvida um dos principais problemas da atualidade e está afetando um grande número de crianças, por isso se faz necessário um tratamento adequado para assim, evitar futuras complicações de saúde como o diabetes, e garantir um crescimento correto. O que as crianças devem comer e em que quantidade para deixar de serem obesas e chegar ao seu peso ideal?
No plano de alimentação para o tratamento da obesidade infantil nunca se devem restringir alimentos, já que as crianças se encontram em plena fase de crescimento e uma grande restrição de calorias e de proteínas poderia deter o crescimento. Com um bom controle na alimentação e alguns hábitos saudáveis conseguiremos que continuem crescendo, mas sem aumentar de peso.
É importante dividir as refeições em 4 ou 5 por dia e não pular nenhuma delas para evitar chegar na seguinte com muita fome e em situação de ansiedade. As crianças necessitam de um acréscimo contínuo de energia e nutrientes para poder realizar sem problemas suas atividades físicas e intelectuais e continuar crescendo. Deve-se ter especial cuidado, sobretudo com as quantidades de alimento que oferecemos às crianças.
Além de seguir as indicações recomendadas para uma alimentação equilibrada, também se deve levar em conta as seguintes considerações:
- Os produtos lácteos devem ser desnatados. Contribuem com os mesmos nutrientes que os integrais, mas com uma menor quantidade de gorduras.
- Molhos. Muitos alimentos como o macarrão e o arroz, podem aumentar o aporte calórico dependendo dos molhos que os acompanham. Não elaborar molhos muito gordurosos.
- Os produtos light. Têm menos calorias que os seus equivalentes não light, mas isso não quer dizer que não engordem. Controlar o consumo desses alimentos observando as etiquetas nutricionais.
- Doces. Evitaremos completamente o consumo de bolos industriais, caramelos, doces e biscoitos, que contribuem com uma grande quantidade de calorias e nenhum tipo de nutriente.
- Evitaremos os embutidos. Alimentos frescos e sem muito condimento ou sódio são mais recomendados na dieta.
- Frituras ou empanados. As técnicas culinárias que deveremos incentivar são os grelhados e o cozimento a vapor. E deveremos cozinhar sem grandes quantidades de óleo e preferir sempre o azeite.
Fonte: guiainfantil.com
- Compartilhar!
Ver todas