Apneia do sono e o peso
A apneia do sono acontece quando o sono é interrompido à noite por episódios de ausência de respiração ou ainda por episódios mais leves, quando há redução do fluxo da respiração - que chamamos tecnicamente de hipopnéia.
Aumento de peso e apneia estão intimamente unidos. Até alguns anos acreditava-se que a via era apenas de mão única, ou seja, que o aumento de peso era um dos responsáveis pela apneia do sono, pelo fato de tornar mais difícil a expansão do pulmão à noite. Com o avançar das pesquisas, descobriu-se que, na verdade, se trata de um ciclo vicioso. Quanto maior o peso, maior a chance de a pessoa ter apneia, e quanto mais apneia, mais chance de ganhar peso.
Isto acontece porque quando uma pessoa, mesmo dormindo, sofre um episódio de apneia, ela é submetida a um estresse semelhante a um processo de sufocamento. Isto que faz com que seu sistema de alerta: adrenalina, noradrenalina e cortisol fique ativado. Dessa forma, o excesso de cortisol circulante pode predispor ao ganho de peso. Além disso, ao dormir mal, o corpo libera menos hormônios da saciedade, como a Leptina, e mais hormônios que estimulam a fome, como a Ghrelina.
Sintomas durante o sono:
- Ronco
- Sono agitado
- Engasgos durante o sono
- Despertares frequentes
- Necessidade de urinar à noite várias vezes
- Pesadelos constantes e insônia
- Azia e regurgitação
Sintomas diurnos
- Sonolência excessiva diurna
- Sono não- reparador
- Fadiga crônica
- Dor de cabeça matinal
- Irritabilidade, apatia, depressão
- Diminuição da libido/Impotência sexual
- Perda de memória/ dificuldade de concentração
Quais as consequências da apneia do sono?
Aumento do risco de desenvolver ou agravar: hipertensão arterial, obesidade, derrame cerebral, infarto agudo do miocárdio, diabetes, depressão, ansiedade, alterações de memória e de humor, disfunção erétil, fadiga crônica, déficits de imunidade, bem como risco maior de acidentes de trânsito e de trabalho.
Para confirmar o diagnostico de apneia do sono, o exame realizado é a polissonografia. Se você suspeita de apneia – ou seu companheiro – quando dorme, fala que você ronca ou interrompe a respiração, não deixe de procurar uma avaliação.
Fonte: endocrinologia em dia
- Compartilhar!
Ver todas