Luta contra colesterol: 7 alimentos saudáveis pra te auxiliar nessa guerra
Um dos maiores desafios para quem quer ter saúde é conseguir manter a taxa do colesterol dentro dos níveis aceitáveis. Isso porque, a maioria dos alimentos processados disponíveis estão carregados desse componente e o estilo de vida moderno favorece o sedentarismo. No entanto, medidas simples, como incluir na dieta alimentos que combatem o colesterol podem ajudá-lo nessa batalha.
Sim, alguns alimentos agem como verdadeiros guerreiros em nosso organismo, ajudando na eliminação desse que é o maior responsável pelo surgimento das doenças cardiovasculares: o colesterol. Então, não perca tempo! Saiba quais são esses alimentos e os inclua já na suas refeições. A seguir, conheça os 7 alimentos que vão ajudá-lo a vencer a guerra contra o colesterol:
Peixes
Peixes como o salmão, a truta e o atum são ricos em ômega-3. Esse componente, que é um tipo de gordura do bem age diminuindo os níveis de triglicérides e do colesterol total do sangue. O ômega-3 também reduz o risco de formação de coágulos e mantém o sangue mais fluido, o que o torna importante na prevenção das doenças do coração.
Nozes e castanhas
Por possuírem grande quantidade de antioxidantes, as nozes e castanhas combatem o envelhecimento celular e atuam na prevenção das doenças coronárias. Elas possuem ainda um importante vasodilatador: a arginina. As nozes são, ainda, ricas em gorduras polinsaturadas, que são gorduras do bem.
Chocolate amargo
Esse alimento é rico em flavonoides, substâncias que combatem o mau colesterol. O recomendado é consumir até 30g dessa delícia por dia. No entanto, não adianta consumir o chocolate na versão ao leite, ou meio amargo. Nesses casos, o leite e a manteiga de cacau que são adicionados anulam os benefícios do consumo de flavonoides.
Azeite
Na hora de escolher a gordura para preparar suas refeições, dê preferência para azeite de oliva. O que você ganha com isso? Mais saúde para o seu coração e redução dos níveis do colesterol. Isso porque o azeite é rico em ácido oleico, que também ajuda a controlar o diabetes tipo 2. O azeite é também uma importante fonte de antioxidantes.
Frutas
A laranja é rica em flavonoides; frutas vermelhas, como o morango, são carregadas de antioxidantes; goiaba e kiwi são fontes de vitamina C e evitam a formação de placas de gordura. Não dá para ignorar a importância das frutas no combate ao colesterol, não é verdade?
Soja
A soja e seus derivados possuem altos níveis de vitamina E. Fortalece o organismo das infecções e aumenta os níveis do bom colesterol. É importante também, na prevenção das doenças cardiovasculares.
Aveia
Por ser uma fibra solúvel, a aveia retarda o esvaziamento gástrico, promovendo uma sensação de saciedade no organismo. Além disso, ela diminui a absorção de gordura e contribui para reduzir a taxa do mau colesterol. E tem mais: é rica em antioxidantes e beneficia a digestão.
Atenção: além de escolher os alimentos certos, é preciso estar atento ao modo de preparo. Evite fritar o peixe, por exemplo. O ideal é consumi-lo grelhado ou cozido, com um mínimo de óleo ou azeite.
Fonte: gastro.com.br
- Compartilhar!
Ver todas