Você sabia que paladar e peso não combinam?
Mas a pergunta é... Como assim paladar e peso não combinam?
Esta é uma linha de estudos muito interessante. Tem se observado através de pesquisas que pessoas acima do peso apresentam uma perda de sensibilidade ao sabor do alimentos.
Isso acontece porque o cérebro, quando estamos acima do peso, parece demorar mais para perceber a informação dos alimentos a ele transmitida. Isto se dá pelos receptores que temos na língua, no estômago e no intestino que captam os sabores doce, amargo, salgado, azedo e umami (o gosto “destacado” dos alimentos, o que os deixa ainda mais saborosos). O fenômeno – é chamado de modulação de sabor – caracterizado justamente pela perda da sensibilidade de sentir sabor.
Existem várias hipóteses para explicar essa condição. Uma delas é de que as células receptoras de sabor perdem a resposta diante de uma dieta rica em gordura, o que leva ao ganho de peso.
Pessoas ansiosas são mais sensíveis ao amargo e ao salgado, o que poderia explicar em parte uma preferência delas pelo sabor doce. Sabe-se também que quando os pacientes perdem peso após uma cirurgia bariátrica existe uma mudança na preferência alimentar, reduzindo a vontade de consumir bebidas e alimentos de alto valor calórico, como sorvetes e refrigerantes.
Para “normalizar” os receptores de sabor, o segredo é reduzir o conteúdo de gordura da alimentação. Consequentemente, a sobrecarga nos receptores de sabor se reduz e com isso, é possível que o paladar melhore.
Fonte: endocrinologia em dia
- Compartilhar!
Ver todas