NOTÍCIAS

Todos os amidos são vilões na hora de perder peso?

Eis a grande pergunta: 
Todos os amidos são vilões na hora de perder peso?

Bem, não são. O amido é um polissacarídeo, presente principalmente na farinha de trigo, e é formado de várias unidades de glicose unidas entre si. Podemos encontrar ele nas batatas e no arroz também, o que o torna um dos principais fornecedores de energia para a nossa dieta. Como o nosso organismo está preparado para digerir muito rapidamente o amido, por ser uma fonte de energia muito boa, apesar de ser um carboidrato complexo, alimentos que contém amido tem alto índice glicêmico, são altamente calóricos e geram pouca saciedade, pois contém baixo teor de fibras. Mas isso é uma parte da história.

Com a evolução dos estudos na área de nutrição, foi possível classificar o amido em 3 tipos: amido de digestão rápida, amido de digestão intermediária (média) e amido resistente. O amido rápido, é digerido tão logo é ingerido e aumenta rapidamente os níveis de glicose no sangue, são chamados de alto índice glicémico, presente nas farinhas brancas e no arroz branco por exemplo.

O amido resistente não. Ele funciona como uma fibra, pois é como o próprio nome diz, resistente à digestão, sendo somente fermentado no intestino grosso (que é o final do intestino). Lá, é extremamente benéfico para a saúde do nosso metabolismo como um todo: reduz o índice glicêmico, pois lentifica a absorção de glicose de outros alimentos, e regulariza o ritmo intestinal.

E, adivinha quais 2 alimentos são ricos em amidos resistentes?
Banana verde e batata doce, os queridinhos das dietas! Além deles, o amido resistente também está presente na lentilha, Inhame, aveia e feijão branco. Então, que tal também incluir estes funcionais na sua alimentação?

Fonte: endocrinologia em dia


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta