O que acontece com os níveis hormonais na amamentação?
Durante a amamentação, o hormônio prolactina, que garante a produção de leite, está bem elevado no sangue e dessa forma ele ocasiona que os níveis de progesterona fiquem bem baixos, assim como é uma tendência dos níveis de estradiol também ficarem menores.
A Organização Mundial da Saúde indica a amamentação exclusiva para as crianças até os 6 meses de vida. Além de garantir os nutrientes essenciais para os bebês neste período e de reforçar os laços de afeto e carinho, a amamentação também tem um ponto extremamente positivo: emagrece, e muito!
Calcula-se que a mulher ao amamentar emagreça cerca de 2 kg por mês, se mantiver sua alimentação normal. Isso quer dizer que só o fato de amamentar pode chegar a eliminar cerca de 400 a 800 kcal em média do balanço energético por dia.
Além disso, durante a amamentação, o útero vai se contraindo, voltando ao seu tamanho normal, o que auxilia na recuperação do pós-parto. Sabe-se também que ao amamentar a mulher reduz as chances de ter câncer de mama, útero e ovário; portanto, o resultado é extremamente positivo. Amamentar é um ato de amor e também de saúde.
Fonte: http://migre.me/wf9Hy
- Compartilhar!
Ver todas