NOTÍCIAS

É verdade que o metabolismo fica mais lento depois dos 30 anos?

"Antes dos 30 anos, comia de tudo e não engordava. Agora, só de pensar em chocolate meu peso aumenta." Você já deve ter ouvido --ou até mesmo falado -- uma frase parecida com essa. E, apesar de parecer um tanto exagerada, ela faz algum sentido.

Depois de certa idade, as dietas e os exercícios podem demorar um pouco mais para surtir efeito, e aquela comilança do fim de semana gerar um impacto maior em nosso corpo. Isso ocorre pois, com o passar dos anos, há uma redução do metabolismo basal (celular) --a quantidade de energia que o corpo gasta para realizar apenas funções essenciais à vida, como a circulação do sangue, a respiração e a funcionamento dos órgãos em geral. É um processo lento e gradual que não tem data marcada para acontecer, mas costuma ser notado após os 30 anos e ficar ainda mais acentuado ao redor dos 40 nos homens e dos 46 nas mulheres.

Por que o metabolismo fica mais lento? A "desaceleração" do metabolismo ocorre por alguns fatores combinados. Há um processo natural de alterações hormonais, entre elas a diminuição na produção de GH e testosterona. Com a queda no nível dessas substâncias, o corpo tende a perder massa muscular --processo conhecido como sarcopenia --. Os músculos estão totalmente ligados ao nosso consumo energético, pois o organismo gasta muita energia para mantê-los.

Após os 30 anos, a estimativa é que as pessoas percam de 3% a 8% de massa muscular por década de vida. Porém, tanto esse percentual quanto a redução do metabolismo podem variar conforme questões genéticas, rotina de atividade física, alimentação, Índice de Massa Corporal (IMC), sexo e outros fatores.  

Como evitar? Para minimizar a redução do metabolismo, você deve praticar exercícios físicos regularmente. Invista em treinos de força (musculação, funcional, crossfit), que ajudam a aumentar a massa muscular, e em atividades aeróbicas intervaladas, pois elas mantêm o metabolismo acelerado durante e depois do treino. 

Fonte: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/06/13/e-verdade-que-o-metabolismo-fica-mais-lento-depois-dos-30-anos.htm


- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta