Os anabolizantes esteróides são drogas derivadas do hormônio testosterona e são conhecidos, principalmente, pelos efeitos que causam nos músculos (hipertrofia muscular).
No entanto, essas substâncias também têm outros efeitos, como crescimento do pelo facial, acnes, engrossamento da voz, alterações na genitália, distúrbios do comportamento, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial e podem colocar em risco a vida do usuário.
Esses hormônios possuem usos clínicos e podem, ocasionalmente, ser prescritos sob orientação médica para repor o hormônio deficiente em alguns homens e para ajudar pacientes aidéticos a recuperar peso. Entretanto, por aumentarem a massa muscular, estas drogas têm sido cada vez mais procuradas e utilizadas por alguns atletas para melhorar a performance física e por outras pessoas para obter uma melhor aparência muscular. Não há qualquer controle sob as doses utilizadas, as condições em que são aplicadas ou o tempo em que são
tomadas. Este uso estético não é médico, completamente inadequado e ilegal. Algumas pessoas chegam a utilizar anabolizantes esteróides de uso veterinário!
Os anabolizantes esteróides podem ser administrados de várias formas: pílulas, cremes, tabletes, patches, gotas sublinguais e injetáveis.
Quem está usando Esteróides Anabólicos?
Tanto adolescentes como adultos estão usando esteróides anabólicos. Desde 1996, o uso juvenil aumentou 39% entre os estudantes do nível fundamental; 67% entre estudantes do ensino médio; e 84% entre os estudantes do último ano do ensino médio. Uma recente inspeção mostrou que 1 em cada 16 estudantes já usou anabolizantes esteróides. O uso está aumentando tanto entre as moças como entre os rapazes.
O uso entre atletas universitários também tem aumentado bastante e alguns profissionais continuam usando essas drogas. Também são usados por pessoas jovens não-atletas, com objetivo de desenvolver uma aparência mais musculosa.
Por Que se Preocupar com os Anabolizantes Esteróides?
Os anabolizantes esteróides possuem efeitos colaterais perigosos, tanto físicos como psicológicos. Isso pode ser mais perigoso em jovens, que estão em fase de desenvolvimento, podendo interromper o crescimento. Em mulheres, podem causar mudanças permanentes na voz e na genitália. Ao parar de usar essas drogas, as pessoas podem passar por uma severa depressão. O uso das injeções de anabolizantes esteróides pode levar ao risco de infecção pelo HIV e vírus da hepatite, se as agulhas forem compartilhadas. Esteróides Anabólicos obtidos sem uma prescrição não são confiáveis, pois podem conter outras substâncias, os frascos podem não ser estéreis e, além disso, é possível que nem esteróides contenham.
O Que você Pode Fazer com essas informações?
Se você está usando esteróides anabólicos sem orientação médica, pare. Você pode estar causando danos irreversíveis ao seu corpo. Se você tem usado esteróides anabólicos e está passando por problemas de saúde, consulte seu médico.
Se você é pai, professor ou treinador e conhece jovens que estão usando esteróides, converse com eles sobre os riscos e aconselhe a procurarem um profissional da saúde para conhecerem alternativas nutricionais e exercícios para desenvolverem, de modo saudável, sua aparência.
Efeitos Secundários do Uso de Esteróides Anabólicos
Nas Garotas:
* Pelo Facial
* Engrossamento da Voz
* Aumento de pelos no corpo
* Irregularidade menstrual
* Aumento de apetite
* Crescimento do clitóris
* Diminuição dos seios
Nos Garotos:
* Aparecimento de mamas
* Redução dos testículos
* Impotência
* Diminuição da contagem dos espermatozóides
* Calvície
Em Ambos:
* Acnes
* Queda do cabelo
* Distúrbios da função do fígado
* Tumores no fígado
* Explosões de ira ou comportamento agressivo
* Paranóia
* Alucinações
* Psicoses
* Coágulos de Sangue
* Retenção de líquido no organismo
* Aumento da pressão arterial
* Risco de adquirir doenças transmissíveis (AIDS, Hepatite)