Qual o maior sonho de uma mulher? Até há poucas décadas, podia-se afirmar sem titubear que seria casar e ter filhos. E hoje? São tantos e diversos que casar e ter filhos pode até fazer parte do pacote de sonhos, mas perdeu o caráter prioritário para boa parte das mulheres. Numa sociedade de consumo, cada vez mais competitiva, as estabilidades profissional e financeira são desejos talvez muito anteriores ao surgimento da vontade de ser mãe.
Por isso, nos consultórios médicos, não são mais tão raros os casos de gestação tardia e, principalmente, de futuras mamães quarentonas. Entre as principais vantagens, vale destacar a maturidade da gestante e a estabilidade financeira familiar. Entre as desvantagens, está o aumento da chance de desenvolver doenças como hipertensão e diabetes, pré-eclampsia, parto prematuro e malformação do bebê. O principal risco é de que a mulher gere uma criança com Síndrome de Down.
Os óvulos têm período de validade e depois dos 35 anos estão quase no fim desse prazo. Isso não significa que obrigatoriamente a gestação deve ser motivo de desespero, mas de um cuidado maior.
? As gestantes maduras se preocupam mais com a saúde delas e dos bebês e seguem rigorosamente as orientações médicas.
Na metade do ano passado, Lucene Mattos Canteli, 40 anos, pensou que estava entrando na menopausa e procurou o ginecologista. Foi quando descobriu que estava grávida de Gabriel, o primeiro filho da executiva de contas.
? Não imaginava que seria mãe nesta fase da vida. Foi um presente indescritível ? conta ela.
Confira a seguir as principais dúvidas nos consultórios médicos:
Que cuidados a mulher pode tomar ao planejar uma gravidez tardia?
Deve fazer um check-up completo com orientação do médico ginecologista. Também pode seguir outros hábitos de vida que são recomendáveis a qualquer pessoa: não fumar, fazer exercícios físicos regularmente, não beber álcool em excesso, ter uma dieta equilibrada.
Quais as chances de uma mulher engravidar, em relação à faixa etária?
Uma mulher na faixa de 20 a 29 anos tem 22% de chance de engravidar a cada relação sexual com parceiro sadio. Entre 35 e 40 anos, cai para 12%. E, acima de 40 anos, é de 8%.
Fonte:http://espacosaudedamulher.blogspot.com/2009/05/gravidez-cada-vez-mais-tarde.html