Cretinismo
O cretinismo é uma deficiência mental causada pelo hipotireoidismo congênito, durante o desenvolvimento do recém-nascido. Nesse período, a ausência do hormônio tiroxina atrapalha o amadurecimento cerebral.
A principal causa do distúrbio é um defeito na formação da tireóide, mas também é possível que ocorra por uma deficiência enzimática durante o desenvolvimento do hormônio. Ocorre um caso de cretinismo a cada três mil nascimentos e é possível identificar a doença por meio do Teste do Pezinho.
É fundamental realizar este exame já que a doença não se manifesta logo depois do nascimento e é possível preveni-la nesse período. Mesmo com problemas na tireóide, o recém-nascido aparenta funções normais, pois foi suprido com o hormônio pela mãe. Mas, semanas após o nascimento, o bebê já pode começar a apresentar lentidão nos movimentos, crescimento físico lento e desenvolvimento mental deficiente. As seqüelas são irreversíveis na idade adulta.
Mixedema
Geralmente causado por um hipotireoidismo prolongado, o mixedema é um edema duro e com aspecto de pele opaca. O distúrbio ocorre cinco vezes mais freqüentemente em mulheres do que nos homens.
Indivíduos com mixedema apresentam edemas na face e nas pálpebras formando "bolsas" sob os olhos. Também ocorre o acúmulo de proteínas produzidas no hipotireoidismo.
Fonte:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Link:http://tireoide.org.br/cretinismo-e-mixedema/